O universo da Comida Japonesa

Para falar de comida japonesa, é preciso entender um pouco da sua história. O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) compreende todo o vasto cardápio japonês, mas especificamente reúne todos os alimentos e ingredientes que foram trazidos do exterior pelos próprios japoneses, que desenvolveram receitas diversas.

Quando se trata de tempero e preparo rebuscado de alimentos, os japoneses despontam como referência em todo o mundo. A predominância do arroz branco é fator primordial nessa cozinha tão apreciada e a falta dele nas refeições deixa incompleto o prato servido, para se ter noção.

Aprenda a preparar seus pratos japoneses com o melhor curso de sushi online do Brasil!

Curiosidades sobre a Comida Japonesa

Os talheres usados já são bem conhecidos, os chamados hashi, que são dois bastões de madeira ou outro material resistente. A tradição das refeições japonesas está, simplesmente, no número de acompanhamentos que vêm junto ao arroz branco e a sopa. Um pequeno café da manha ou almoço consiste de missoshiru (sopa de pasta de soja), arroz e algum legume.

A população do Japão consome muitos frutos do mar, como também peixes e outros produtos marinhos. Mesmo assim, ainda existem japoneses que comem insetos, gafanhotos e até larvas de abelha, o que confirma bem a diversidade dessa culinária.

comida japonesa

É interessante ressaltar que, quanto à etiqueta à mesa, os japoneses têm o costume de dizer, antes das refeições, itadakimasu (いただきます), que quer dizer “Eu humildemente recebo”, e, ao terminarem gochisōsama deshita (ごちそうさまでした), que significa “Foi um banquete”.

Outra curiosidade interessante está no “ritual” que os restaurantes oferecem aos clientes: antes de comerem, todos recebem uma toalha quente, para que limpem as mãos; quando se quer dividir a comida com o amigo, deve-se transportar o alimento de um prato para o outro, e não usando os hashi.

Quer aprender a fazer seu próprio sushi? Então Clique aqui!

O universo da Comida Japonesa
5 (100%) 1 vote