Como fazer arroz para sushi

Veja como é simples de fazer o arroz para sushi em pouco tempo,veja passo a passo como preparar desde o tempero até o arroz.

O sushi é um prato típico japonês muito apreciado no mundo todo. Ele leva alga, arroz e variados  tipos de recheio. Cada sushi recheado recebe um nome diferente pelo seu formato e sabor. Geralmente os sushis podem ter mais de um só recheio, mas também podem ser recheados apenas com pepino. O sushi recheado apenas com pepino é muito tradicional.

O arroz para sushi não é como o arroz que preparamos todos os dias em casa. Ele não deve ser refogado e o tempero só é colocado depois do arroz pronto. O processo de colocar o tempero no arroz, depois dele estar cozido, é que pode fazer com que o mesmo fique empapado, mas não é esta a intenção. Por isso, no momento de temperar o arroz lembre-se de não misturar demais.

Quer saber mais sobre como fazer um arroz perfeito pra sushi? Siga a receita passo a passo.

Aprenda a fazer sushi sashimi no melhor curso de sushi online do Brasil

Como preparar arroz para sushi

 

Print Recipe
Como Fazer Arroz para Sushi
Veja como é simples de fazer o arroz para sushi em pouco tempo,veja passo a passo como preparar.
arroz para sushi
Cozinha Japonesa
Porções
Ingredientes
  • 4 xícaras arroz japonês
  • 4 xícara e ¼ água
  • 4 centímetros alga kumbu esta alga é especialmente usada para dar sabor aos caldos
Cozinha Japonesa
Porções
Ingredientes
  • 4 xícaras arroz japonês
  • 4 xícara e ¼ água
  • 4 centímetros alga kumbu esta alga é especialmente usada para dar sabor aos caldos
arroz para sushi
Instruções de preparação
  1. Para preparar este arroz você poderá usar, como opção, a panela elétrica. O ponto do arroz na panela elétrica costuma ser melhor para este tipo de prato. Coloque a água na panela, acrescente a alga e em seguida coloque o arroz. Deixe cozinhar em fogo médio/baixo e mantenha a panela tampada. Mantenha o cozimento pelo tempo necessário para o grão ficar macio e sequinho.
Compartilhar

Arroz para Sushi

Arroz para Sushi

Molho Su ou Tempero para arroz

Cada sushiman possui o seu próprio tempero de arroz. A receita que temos aqui é a mais tradicional, se você tiver alguma experiência com a culinária japonesa e criatividade, poderá incrementar este tempero como quiser. O tempero avinagrado para o arroz de sushi é chamado Su, ele é preparado a partir dos seguintes ingredientes.

Veja onde você pode encontrar o molho su clicando aqui!

Print Recipe
Como preparar o Molho Su ou Tempero para arroz
veja como é simples preparar o Molho Su ou Tempero para arroz passo a passo.
molho shoyu
Cozinha Japonesa
Porções
Ingredientes
Cozinha Japonesa
Porções
Ingredientes
molho shoyu
Instruções de preparação
  1. Misture todos os ingredientes, mexa bem para dissolver o açúcar, leve o molho para cozinhar em fogo baixo. Não precisa ferver. Assim que os temperos estiverem dissolvidos está pronto.
Compartilhar

Como temperar o arroz para sushi com molho Su

Assim que o molho estiver pronto reserve e espere esfriar. Tire o arroz da panela e despeje-o sobre uma vasilha grande o suficiente para mexe-lo. Atenção no momento de mexer o arroz, pois ele não deve ser simplesmente revirado dentro da vasilha ou poderá empapar. Para evitar que o arroz empape misture o tempero com uma colher cortando o arroz em formato de cruz.

Acrescente algumas colheradas do molho frio enquanto mistura o arroz para que o mesmo absorva os sabores do tempero. Experimente de o arroz conforme coloca o molho para não perder o ponto do sal.

Preparo do sushi

Para preparar o sushi use um utensílio específico conhecido como sudarê, que se trata de uma pequena esteira de bambu. Coloque a alga para sushi sobre o sudarê, cubra com arroz, ( deixe pelo menos dois dedos sem cobrir para finalizar o prato), acrescente o recheio na ponta inferior do sushi e enrole como um rocambole.

Assim que estiver enrolado corte em pedaços e arrume numa bandeja. Bom apetite.

Conheça também as melhores marcas de arroz para sushi!

Como fazer arroz para sushi
5 (100%) 1 vote