Como fazer uramaki

Os sushis foram inventados há duzentos anos como forma de conservar o peixe cru. O uramaki é um tipo de sushi invertido. Ou seja, ao montá-lo a alga deve ficar para o lado de dentro e o arroz por fora. Este tipo de sushi é, geralmente, recheado com salmão cru. Saiba como montar mais este prato da culinária tradicional japonesa seguindo este passo a passo.

Como fazer Uramaki

Para fazer o uramaki, ou qualquer outro tipo de sushi, é necessário, antes de mais nada, preparar o arroz típico japonês que dá sentido ao prato. Este arroz é temperado com o tradicional molho Su e seus ingrediente são:

Arroz para sushi

  • 4 xícaras de arroz comum, ou arroz para sushi
  • 4 xícara e ¼ de água
  • 4 centímetros de alga kumbu ( esta alga é especialmente usada para dar sabor aos caldos)

Como preparar o arroz para sushi

Para preparar este arroz coloque a água na panela elétrica ou panela comum, acrescente o arroz, e por último a alga kumbu. Não tempere. Cozinhe em fogo médio ou baixo por alguns minutos, ou até que a água seque e o grão esteja macio. Retire a alga e descarte. Despeje a panela de arroz sobre um recipiente maior e tempere com o molho Su.

Receita do molho Su para sushi

Para preparar o molho Su, você irá precisar de:

  • 1 xícara de vinagre de arroz
  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 4 colheres das de chá de sal (rasas)
  • 1 colher das de sobremesa de saquê mirim (próprio para culinária)
  • 4 cm de alga kumbu

Preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até o ponto de fervura. Apague o fogo e espere o molho esfriar. Assim que estiver frio tempere o arroz.

Para temperar o arroz com molho Su, você deverá espalhar o arroz cozido sobre um recipiente grande, acrescentar o molho aos poucos e misturar com uma colher de pau, com cuidado para o mesmo não ficar empapado. Reserve e espere esfriar para montar os sushis.

Abaixo você pode ver um vídeo de como Como fazer uramaki de salmão:

Espero que tenha gostado da receita!

Como fazer uramaki
3.7 (73.33%) 3 votes