Hashi

Uma das mais fascinantes culinárias, sem dúvida, é a japonesa que contam com diversos pratos com peixes e muitos outros ingredientes e uma das coisas mais peculiares é o talher que é usado para comer, que no caso é o hashi.

Presente na culinária não só do Japão esses pauzinhos fazem parte do dia a dia dos asiáticos em diversos países, os mais conhecidos são o Japão, China e Coreia.

O que é hashi?

Muitas pessoas chamam de pauzinhos, pois realmente são dois pauzinhos se fomos olhar atentamente. Geralmente são feitos de vários materiais entre eles podemos encontrar de bambu, plástico, cobre, prata, etc.

A origem do hashi é chinesa, por volta de 2500 anos a.C. e é muito usado pelos asiáticos como já foi citado no início. Ele é muito utilizado atualmente para comer sushi e sashimi também.

hashi

Afinal, é hashi, ohashi ou háshi?

Eu sempre conheci e pronunciei como hashi, porém realmente essa é a maneira correta? Essas palavras são de origem japonesas e para diferenciar qual é a maneira correta de pronunciar vamos aos seus significados:

Hashi/Hashí significa ponte e seu kanji é 橋.Com um acento na última letra é a maneira que boa parte das pessoas pronunciam achando que é o nome daqueles pauzinhos que os japoneses usam para comer.

Háshi é os famosos pauzinhos feitos de bambu ou outro material seu kanji é 箸.Essa é a maneira correta de pronunciar.

Ohashi tem o mesmo significado do citado acima. Nada mais que uma maneira mais forma de falar. Presente no idioma japonês e outros como por exemplo o Coreano.

Obs. No idioma japonês não existem acentos, porém na forma romanizada (Rōmaji) é utilizado para aprendermos a pronunciar corretamente.

Não entendeu muito bem a diferença você pode assistir no vídeo do canal japão nosso de cada dia  e ver como eles explicam a pronuncia de uma forma fácil de entender.

Como usar os hashi

Veja como a Wikipédia ensina a utiliza-lo

  1. Ponha um palito entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.

  2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro palito como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois palitos estão alinhadas.

  3. Alavanque o palito de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.

  4. Com prática suficiente, os dois palitos funcionam como uma pinça.

Não tem muito segredo para manusear os pauzinhos, hashi, você pode ver um passo a passo no vídeo abaixo:

Curiosidades

A culinária japonesa é muito famosa no mundo todo e é raro encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de comidas como sushi.

Com relação ao hashi existem algumas curiosidades em particular que destacarei logo a seguir que pode ser que você ainda não conheça:

Waribashi são os pauzinhos/hashi só que descartáveis, muito encontrado em restaurantes japoneses.

Hashioki são uma espécie de porta hashi, ou seja, não coloque diretamente na mesa e sim em cima do hashioki.

Saibashi semelhantes aos famosos pauzinhos só que mais compridos. São usados para preparar os alimentos e até degusta-los.

Você pode conferir algumas etiquetas sobre o hashi publicados na folha de sp.

Espero que tenha gostado do artigo e que tenha sido útil!

Aproveite e confira onde encontrar um hashi de qualidade para degustar seu prato preferido japonês!

Imagem: Freedigitalphotos

Hashi
5 (100%) 1 vote