História do sushi

História do sushi – Nos primórdios da existência humana, se alimentar era uma tarefa difícil e não era tão incomum ver grupos de pessoas morrerem buscando por alimento ou de fome ao falhar na missão.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento da inteligência, aprendemos a conservar alimentos para que pudéssemos armazená-los a fim de ter suprimentos disponíveis para consumo em todas as estações do ano.

O sudeste da Ásia criou uma das formas mais eficazes de conservar peixes. No século IV A.C., eles desenvolveram uma técnica muito interessante após entender como funciona a fermentação. Tribos passaram a caçar peixes e colocar em barris cheios de arroz. Com o passar dos dias, os cereais iam fermentando, criando o ácido lático, deixando o peixe realmente azedo e com um cheiro horrível. Este ambiente era capaz de proteger o animal do apodrecimento por 1 a 3 anos.

Quando chegou ao Japão, esta técnica sofreu uma mudança muito importante para a história do sushi: passaram a prensar o peixe com o arroz. Este ato deu origem ao “narezushi”, primeiro tipo de sushi da história, marcado pelo mal cheiro e sabor muito forte.

Ele ainda é consumido no sudeste da Ásia, sendo que alguns lugares adaptaram para o funazushi, que é utilizada a carpa.

Tudo para Sushi

História do sushi como conhecemos hoje

No século XV, perceberam que o cheiro era muito forte, assim como o sabor. Alguns, então, tiveram a ideia de deixar o arroz fermentar menos tempo, cerca de 1 mês. Essa nova preparação criou o “Nama Nare zushi”, o primeiro sushi mais semelhante com os atuais.

Apenas em meados de 1700 nasceu o sushi mais famoso. Quem procura por como fazer sushi, está na verdade em busca deste em especial, o Niguirizushi. Ele foi criado pelo primeiro Shushiman da história: Hanaya Yohei. Como você bem sabe, ele consiste em um bolinho de arroz com uma fatia de peixe no meio.

Agora que você conheceu um pouco da história do sushi, faça o seu e delicie-se com um dos melhores alimentos orientais já criados.

Conheça todos os utensílios necessários para preparar seu sushi!

História do sushi
5 (100%) 1 vote