Molho de Shoyu

Conhece o molho de shoyu ou também conhecido como molho de soja? Ele também é muito usado para dar um ótimo sabor ao sushi.

Não é ótimo depois de preparar os ingredientes de uma salada e ter um molho especial para tempera-la ou saborear um bom sushi mergulhando suavemente neste molho, também conhecido como molho de shoyu ou soja? Com certeza você já fica com água na boca só de pensar nessa maravilha que foi criada para dar um sabor a mais nos mais variados pratos orientais e até ocidentais.

O que é Shoyu?

Nada mais é do que um molho que tem entre seus ingredientes mais conhecidos a soja que foi fermentada assim como também pode conter cereais, sal marinho e muitos outros. Dependendo do país os ingredientes variam muito.

A palavra tem origem do japonês Shōyu (Hiragana しょうゆ e Kanji 醤油) que traduzindo para o inglês é Soy sauce, molho de soja em português.

Muitos dizem que o molho shoyu tem origem chinesa e outros dizem que é japonesa, mas realmente não tem uma data especifica que diz com total certeza o dia em que foi criado e em qual lugar.

molho de shoyu

Tipos de molho de Shoyo

De acordo com a wikipedia temos 5 tipos de molhos shoyu no Japão e são eles:

  • Koikuchi shoyu (濃口醤油, koikuchi shōyu)
  • Usukuchi shoyu (薄口醤油, usukuchi shōyu)
  • Tamari shoyu (溜醤油, tamari shōyu)
  • Saishikomi shoyu (再仕込み醤油, saishikomi shōyu)
  • Shiro shoyu (白醤油, shiro shōyu)

Cada um tem uma variação com relação a quantidade de sal ou até outros ingredientes. Uns são mais salgados, outros mais adocicados, com coloração mais clara, etc.

Mas para quem mora no Brasil quais são os mais populares e mais utilizados aqui para preparar alimentos ou tempera-los?  Vamos conhecer.

Marcas mais conhecidas aqui no Brasil

Sakura

Possui algumas categorias de produtos como Premium, light, tradicional, picante e aji-no-shoyu.Cada um contém um diferencial, por exemplo o premium é dito que é de primeiríssima qualidade e o tradicional já tem já tem um equilíbrio com relação a cor e sabor.

 Tozan

Também possui as mesmas categorias da marca citada acima e também em sua maioria os ingredientes.

Kikkoman

Tem como destaque a quantidade de sal. São 43% menos sal em sua composição.

Hinomoto

Assim como os citados é fermentado a base de soja e possui os principais ingredientes também.

Marukin

Produto importado do Japão e um dos mais consumidos na terra do sol nascente.

Kitano

Criado por uma empresa brasileira possui praticamente os mesmos ingredientes que seus concorretes.Não tem como fugir muito ao fazer uma descrição, pois todos usam os grãos da soja, que foi fermentada, e também acrescentam muitos outros produtos não naturais na maioria dos casos.

Chinezinho

Outra empresa brasileira que fabrica a muitos anos o molho de soja.

Daimaru

Esse podemos descrever um pouco mais baseado no que está escrito na embalagem e também nos sites em que são vendidos.

É feito somente com soja, milho e sal, porém o destaque vai para que não contém aromatizante, corante, glumato, monossódico e sem adição de açúcar.

Não conter o glúten ocorre em praticamente todas as marcas.

Outra coisa que vou destacar é que boa parte das marcas que existem no mercado (Será que são todas?) dizem que o processo de fermentação é natural na fabricação. Não sei ao certo se isso é 100% verdade.

Aproveite e conheça as principais marcas de shoyu clicando aqui!

Quando o Molho de Shoyu é usado no sushi?

Assim como pode ser usado todas as vezes que você for comer uma salada assim será com o sushi. Tudo dependerá do quão salgado é o molho ou adocicado e também da quantidade que será colocada no sushi, sashimi, etc.

Dê asas a sua imaginação há relatos de pessoas usando o molho de shoyu no feijão e em outros pratos ocidentais. Sempre fique atento a quantidade que vai colocar na comida, pois dependendo da marca pode sobressair o sabor da comida ou deixa-la mais salgada.

Sushi muito salgado

Não existe aquele ditado “É 8 ou 80”, ou algo desse tipo? Isso serve para quando você for saborear um delicioso sushi e encher ele de molho, deixando ele muito salgado. Especialistas indicam para não molhar o arroz no shoyu também.

É preciso analisar seu paladar e também a marca, algumas tem mais sal que as outras. Se você não gosta de comida salgada tente usar a versão light de algum molho shoyu que preferir.

Como comer corretamente o sushi com o shoyu

Como já descrito logo acima evite de encharcar o sushi, sashimi ou qualquer outra comida, aprenda como comer seu sushi corretamente com o vídeo abaixo:

Curso completo de sushi em vídeos aulas

Excesso de shoyu causa mal à saúde?

Como era de esperar tudo em excesso, mesmo que seja bom, pode causar alguns malefícios para a saúde e com o shoyu não seria diferente.

Como tem uma quantidade alta de sódio não é indicado para pessoas hipertensas e também não podemos esquecer dos aditivos e conservantes que estamos cansados de saber que não trazem nenhum benefício para a saúde.

Dependendo do molho que você usa pode ser bom colocar um pouco de agua para dilui-lo, pois alguns são bem concentrados ou escolha as versões light da sua marca favorita. E não se esqueça, aprecie com moderação!

Molho de Shoyu
5 (100%) 1 vote