Tipos de Sushi

O sushi faz parte da gastronomia japonesa e existe há 200 anos. A técnica de se conservar a carne de peixe numa porção de arroz avinagrado deu origem a esse prato famoso e diversificado: arroz com frutos do mar, frutas, legumes e ovos.

As opções de sushi variam em ingredientes, formas e sabores. Vejamos:

Makizushi: um sushi enrolado, sempre embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada, que comporta o arroz e o recheio.

Hosomaki: rolinho fino também embrulhado com nori. Tem apenas um recheio, devido ao seu tamanho tradicional de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura.

tipos de sushiTekkamaki: conhecido pelo recheio de atum, parecido com o Hosomaki.

Uramaki: é enrolado e de tamanho médio, tendo de dois a três recheios. É diferente dos demais tipos, pois o arroz fica na parte externa e a embalagem do nori na interna. O recheio é colocado no centro e rodeado de nori. Uma camada de arroz e ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas complementam o prato.

Inarizushi: parece uma bolsinha repleta de arroz e outros ingredientes. A embalagem é feita de tofu frito, uma omelete ou folhas de repolho.

Edomae chirashizushi: bem artístico e recheado de ingredientes crus espalhados numa tigela com uma porção de arroz.

Gomokuzushi: ingredientes cozidos ou crus acompanhados de arroz na tigela.

Kappamaki: um dos mais tradicionais, com recheio feito apenas de tiras de pepino.

Temaki: também embalado com o nori, é cilíndrico e recheado até a extremidade. Comido com as mãos.

Chirashizushi: tigela simples com arroz e ingredientes espalhados.

Narezushi: é o mais antigo tipo de sushi. O seu preparo dura seis meses, sendo feito de uma técnica em que o peixe é recheado com sal depois da limpeza e fermentado durante o período de dez dias a um mês. Dura mais de seis meses depois do preparo.

Você acabou de ver os principais e populares tipos de sushi que poderá encontrar, aproveite e conheça um curso online de sushi que ensina a como fazer um sushi por meio de vídeo aulas passos a passo.